quarta-feira, 17 de junho de 2009

Redes Sociais

Você já ouviu falar sobre as redes sociais, pois é, elas existem a um bom tempo, mas virou modinha falar delas e mais ainda, criar novas redes. Eu não sou muito fã de modinhas que criam por ai, mas algumas de fato me agradam, assim como falar de Nerds e Geeks.

Pesquisas apontam que 58% de adultos, não sabem o que são redes sociais, sendo que a utilizam diariamente. Mas o que são essas tais redes sociais então?

O site Rede Social traz muitas informações sobre o assunto, e uma breve descrição do que são as redes sociais: "Hoje, por meio da internet, estamos transcrevendo nossas relações presenciais no mundo virtual de forma que aquilo que antes estava restrito a nossa memória agora está registrado e publicado. As tecnologias da web 2.0 ampliaram as possibilidades de interação na medida em que nos permitem visualizar as conexões existentes para além dos nossos relacionamentos presenciais, ou seja, hoje sabemos quem são os amigos dos nossos amigos, bem como os amigos que temos em comum, o que está tornando nossa rede social virtual cada dia mais ampla e diversificada sobretudo quando comparada com nossa rede social presencial."

Essa citação te lembrou algum site que você frequenta? Pois é, a rede social mais popular no nosso país: o Orkut. Ele é o clássico exemplo de rede social. Existem várias outras redes sociais, ue existem desde que a internet existe, apesar de serem menos populares que algumas que estão na crista da onda.

Por isso, trago uma listinha dos mais famosos, vamos ver quanto você está inserido nas redes sociais. Mas cá entre nós, na mutação que anda a tecnologia e até mesmo os dias e atividades das pessoas, mesmo que você não seja um frequentador assíduo de todas essas redes, vale a pena conhecê-las. Te garanto que você vai permanecer em algumas delas, seja por curiosidade, reencontro com amigos, novidades, tendências, ou qualquer outro motivo! E se você tem Orkut, e não gosta ou acha que ele é uma rede social suficiente para o seu dia-a-dia, você pode estar enganado, porque existem particularidades de cada rede que valem a sua transpiração em cadastrar-se e passar a frequentá-la.
A Wikipédia tem uma lista de várias redes sociais, para todos os tipos de pessoas: evangélicos, católicos, antenados, universitários que podem dividir artigos, profissionais, meninas, meninos, heteros e gays. Dê uma olhadinha nessa lista, é muito bacana.

E pra fechar, um vídeo em inglês que traduz de forma bem humorada o que são essas redes sociais, nenhum bicho de sete cabeças não é mesmo?


0 comentários:

Postar um comentário