Lembro-me na faculdade, no último período, o professor Loir nos apresentou várias planilhas de sua "organização financeira". Nelas, constavam dados como: despesas domésticas, alimentação, transporte, lazer, aquisição de livros ou revistas, entre vários outros itens. E o legal disso tudo é que não eram apenas dados jogados na planilha, através dela, ele fazia projeções, definia onde diminuir e onde aumentar os seus investimentos.
Ter esse controle financeiro pessoal, é tão importante quanto para uma empresa, afinal, fechar o olho e sair gastando o dinheiro, é muito bom, mas tem uma hora que ele acaba, e se não tivermos um controle efetivo de "para onde ele está indo", de fato ele vai acabar muito antes do que imagina.
Para isso, várias empresas criaram planilhas e softwares muito fáceis de usar e que vêm ao encontro dessa necessidade latente de controle financeiro pessoal.
Eu faço uso de uma planilha de Excel, e confesso que alguns lançamentos de gastos ou entradas, acabam passando despercebidos, mas como a minha memória é semelhante a de uma formiga (em tamanho, afinal não sei se uma formiga tem boa memória), essa ajudinha digital tem organizando muito bem minhas despesas.Em pesquisa pela internet, encontrei softwares um pouco mais elaborados, que geram até mesmo relatórios sobre suas atividades financeiras, agenda de atividades, aniversariantes, jogos, etc. Ainda não os experimentei, mas os apresento a você, para que sejam alternativas mais completas ainda.
Minhas sugestões:
- Meus Gastos
- Vida (Gratuito para testar)
- Hábil Pessoal
- Planilhas de Excel
- Planilha da INFO
Espero que goste dessas sugestões, baixe alguma dessas idéias, faça um teste, e não esqueça de manter sempre atualizado. Você vai ver que vale a pena transpirar um pouco e ter efetivo controle de seus gastos financeiros.
Até a próxima.
1 comentários:
Ou, vô falar sério agora. O ministro Guido Mantega vai adorar saber disso! Vou mandar agora o link do seu blog pra ele! É disso que ele tava precisando pra colocar as finanças do país em ordem.
Nossa, salvou o país da crise agora!
Postar um comentário