Esse é um assunto que eu não poderia deixar de falar, assim como determinadas redes sociais, falar sobre Nerds e Geeks virou "super tendência", é como se fosse o assunto da moda.Eu acho que esse tema é muito gostoso de ser comentado, principalmente porque teve a época (bem distante ao meu ver) de que ser legal, cool, "da galera", era ser o doidinho da sala de aula, aquele que sempre aparecia por perguntas vagas e sem nexo e que nunca merecia uma resposta a elas.
Tive a chance de presenciar uma cena hilária na sala de aula em que um colega (já no limite da paciência), falou pro outro que ele sempre fez comentários e perguntas estúpidas e que nunca falava nada que prestava. Essa cena definitivamente marcou, isso porque o "colega", não estava simplesmente denegrindo o outro, sem dó nem piedade. Era a pura verdade e querer parecer intelectual, inteligente, supremo, é completamente diferente de SER alguém desse tipo. A pessoa acha que está no comando de todas as situações e por fim, vira a piada de todo o resto. Cuidado com as suas atitudes por ai viu????
Bom, após contar rapidamente essa história, retomo o assunto-base do post. Apesar de não ser a favor de fazer algazarra e criar tempestade em copo d'agua como a mídia faz, eu acho que vale a pena falar um pouco sobre esse universo, afinal, quem nunca teve um amigo Nerd que foi tão zuado e que acabou se tornando O cara que ninguém imaginou que ele seria? Ou pior, se tornou exatamente O cara que todos sabiam que ele seria e não aceitavam essa realidade?
Pra começar, precisamos ponderar o que é ser Nerd e o que é ser Geek, afinal, há uma diferença nisso:
- Nerd: É aquele cara (ou garota) que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de:
a) pesquisar;
b) colecionar coisas;
c) fazer música;
d) escrever sobre;
e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona;
f) não dormir enquanto o programa não rodar.
Um Nerd não é sempre alguém anti-social, geralmente gosta de computadores, videogame e embora muitos tenham a "aparência padrão" de óculos, o visual pode ser moderno, retrô, desleixado, todo de preto, arrumadinho demais ... tanto faz, não tem um rótulo. Um nerd-padrão tem tesão em conhecer um assunto e em como as coisas funcionam. No geral, um nerd está interessado em fazer o que ele gosta bem.
- Geek: É uma expressão da língua inglesa, uma “gíria” que define pessoas peculiares ou excêntricas obcecadas com tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro. Um geek pode ser tão inteligente quanto um nerd, porém, em alguns casos, essa é uma condição adquirida, pois a paixão pelo conhecimento e pela aprendizagem fazem com que geeks tornem-se especialistas em suas respectivas áreas tecnológicas. Muitos geeks preferem utilizar seus conhecimentos em benefício próprio, pois, geralmente, são muito populares em seus núcleos sociais.
Veja alguns traços de Nerds e Geeks:
- Na escola costumava sentar-se nas cadeiras centrais e adorava corrigir seus professores e colegas;
- Adora computadores e, freqüentemente, são capazes de programá-los;

- Gosta de jogos de computador;
- Gosta de tudo relacionado à alta tecnologia e gadget;
- Gosta de ficção científica/fantasia em filmes, livros e jogos;
- São consumidores potenciais de tecnologia e tudo o que for relacionado, e estão antenados aos últimos lançamentos;
- Internauta de carteirinha, passa maior parte do tempo em frente ao computador navegando na internet;
- Tem sede de conhecimento, e quanto mais conhecimento adquire, mais deseja conhecer;
- Gosta de leitura, na maioria das vezes se interessa por assuntos que a maioria não tem interesse ou desconhece;
- Encontra soluções fáceis para as coisas, por ser uma pessoa que sempre está pensando de forma acelerada;
- Tem o pensamento a frente das demais pessoas.
Bem, brincadeiras a parte, o que acho legal disso tudo é que com essa divulgação do quão bom é ser um Nerd ou Geek, as pessoas têm a chance de se tornar um. E não falo isso de forma exagerada, de repente você é nunca percebeu. Se você tem algum assunto que sabe detalhes, que pesquisa, que adquire produtos, que sabe curiosidades, segredos que nenhuma outra pessoa do seu convívio social sabe, sim, você pode ser um Nerd.
Entre nesse universo, inspire-se nos assuntos que mais gosta, transpire pra saber tudo ou quase tudo sobre ele, afinal, vale muito mais a pena tentar ser um Nerd ou Geek, do que ser o colega de sala que é zuado por só falar asneiras.
Feliz Dia do Orgulho Nerd
Fontes das informações: Pesquisa em diversos sites, e montagem textual pela autora do post.
6 comentários:
Bom, então depois de ler tudo isso, pode-se concluir que você está tentando ser a nerd do blog!
Fica ai a dica: vista uma roupa preta, coloque o cabelo na frente dos olhos e vá divulgar seu blog em encontros de geeks! Quem sabe você não consegue uma turminha do barulho pra agitar isso aqui.
Você é bem a cara do garoto que faz perguntas estúpidas na sala de aula e não merece resposta!
Aprende a ler.
System.gc();
Tem ensaiado essas respostas em casa? Estou gostando de ver a agilidade hein!
Digite "vagas de emprego" no nosso amigo Google ... de repente você acha algo pra sair do ócio e parar de falar coisas tão desinteressantes no meu blog.
Eu não... Digite COMO FAZER UM BLOG INTERESSANTE e quem sabe a gente não começa a falar a mesma língua. Se precisar de ajuda, ai vai um link (pode ficar tranquila pq não é virus!) http://tinyurl.com/rcgbek
Sério, pra te ajudar! Clica ai pra você aprender a fazer um Blog legal!
Postar um comentário